sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gênios..


Nunca me achei inteligente em nada que fiz. Nunca, por mais que a situação fosse favorável, ignorei as pessoas por acharem que sabiam menos do que eu. Se sentir superior não faz parte do meu ser. No meio do meu ócio me peguei pensando que jamais fui digno do status de gênio mas esses sempre existiram por ae, não o meu status mas pessoas que assim foram chamadas,  e isso me faz pensar coisas que as vezes me deixam triste. Porque eu não sou assim? Porque por mais que eu me esforce sinto que jamais serei como esses 'gênios'.

Foi então que li em algum lugar que Mozart se dedicava horas e horas ao piano para compor suas lindas melodias. Em uma entrevista Kasparov, que foi considerado por muitos o melhor jogando de xadrez de todos os tempo, dizia que treinava sozinho durante mais de 6hrs por dia até conseguir ganhar seus primeiros torneios. Ambos, tanto Mozart quanto Kasparov, tinham característica simples e fácil de se identificar, ambos gostavam do que faziam. Quando se faz o que gosta, não importa o que seja, horas se dedicando a isso serão como minutos, aprender o que se deve aprender se tornará fácil e prazeroso.

E essas coisas sempre me fizeram pensar o seguinte. A única diferença entre eu e um dito 'gênio' é que ele se dedicou mais a alguma coisa que gostava do que eu. Para ele foi simples e fácil aprender o que ele sabe agora. Pois teve prazer em saber, aprendeu a gostar do que tinha que fazer. Não é atoa que essas pessoas são como pessoas bem normais quando estão 'fora' de seu ambiente de trabalho e bem diferentes quando inseridas no meio que se sentem a vontade, mudam completamente o seu jeito de ser. Por isso a única diferença entre alguém mais inteligente que eu é a quantidade de tempo dedicada e o quanto cada um gosta de aprender sobre o que cada um tem que aprender.

2 comentários:

  1. Cara,
    sempre acreditei nisso tbm....

    Forte abraço....

    ResponderExcluir
  2. Esse texto ficou muito confuso... eu o escrevi bêbado depois de vir de uma festa... lendo agora eu percebi que não gostei dele...

    ResponderExcluir