sábado, 2 de outubro de 2010

Da série: Eleições no Brasil.

As vésperas das eleições quero tomar parte de um debate/escândalo ou sei lá o que chamar sobre a candidatura de Franscisco Everaldo de Oliveira da Silva ( o Tiririca). Apenas mas uma figura da mídia que decidiu se candidatar a mamata do serviço público utilizando de sua popularidade para se eleger, não seria algo novo comparado a: Frank Aguiar, Verônica Costa, Romário, Clodovil (já falecido)... enfim não seria nenhuma novidade.
Porém recentimente, em uma pesquisa, Tiririca foi votado como candidato a obter maiores intenções de  votos, como deputado, cerca de  900 mil votos... E ai fudeu!! A mídia caiu em cima, as pessoas que até então só achavam ridiculo passaram a discutir sobre, dificilmente você não tenha visto um orgão de imprensa  cobrindo a notícia.
E ai surge alguns culpados que em suma é sempre a população, as pessoas decidem eleger esse candidato e todas as críticas se voltam para a sociedade como um todo.
Maaaaaaaaasssssssssss (sempre tem o MAS) sejamos francos se você realmente quer saber quem é o culpado basta chegar em casa e olhar no espelho... apenas esse.
Não basta querermos culpados antes de adimitirmos a nossa culpa na atual política. Por outro lado também a democracia ainda é uma coisa muito recente no Brasil não faz 40 anos que saimos da didatura, "sem cera" se 900 mil pessoas querem votar no Tiririca é problema deles, estão exercendo seu direito constitucional de eleger alguém, se você acha-o ridiculo e incapaz de merecer seu voto, parabéns para você mas o que não se pode fazer é sair identificando culpados como se tirasse toda a culpa dos seus ombros e apontar os causadores, para não só o caso desse candidato, mas também a atual situação brasileira (que vai subentendido no discurso).
Pois se os outros são tão espertos elegem quem? Paulo Maluf? José Serra?De qualquer forma não quero julgar os candidatos nem as pessoas que votam nele, apenas escrevi sobre isso para externar minha insatisfação com esses pseudo-eleitores que acham que sempre tem os melhores candidatos e as melhores propostas e que nunca se pode os contrariar, esses levam  política muito a sério, coisa que eu infelizmente não faço. Pense nisso.

2 comentários:

  1. Muito bom este post. concordo com tudo que você disse. Se analisarmos a história política do Brasil, veremos que o brasileiro não sabe votar. E não digo isso pela eleição do Tiririca mas, como Paulo Maluf ainda consegue votos em SP? Como o Arruda conseguiu ser eleito Governador do DF depois de renunciar ao mandato de senador após ser pego no caso da quebra do sigilo da votação do próprio senado? Como o ACM conseguiu eleger-se senador depois de sair do senado pela porta dos fundos?
    De fato, só Jesus na causa....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado é uma honra e tanto receber um elogio seu
    obg Davi

    ResponderExcluir