sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Brasil mostre a sua cara: Educação e desigualdade.

Escolhendo um tema que já se tornou clichê das críticas socias, impossível tomar uma posição sem levar em conta a educação. Há quem diga que a educação é a chave para um futuro melhor.Há quem diga que o Brasil só vai mudar através da educação.
Sinto dizer mas... a burguesia brasileira percebeu cedo de mais que a educação fazia parte de um processo de revolução social associado à um passado de preconceito, discriminação e pensamento individualista, acabamos nos encontrando aqui, nessa situação de desigualdade.
A partir do momento que a classe mais abastada da sociedade percebeu que teria que enfiar a mão no bolso para que seus filhos tivessem uma educação decente. O governo brasileiro deu as costas para a educação e qualquer tipo de políticas nessas áreas eram taxada de comunista e alvo de críticas pela oposição e quando essa chegava ao poder fazia questão de sucater a área que recebia investimentos no mandato anterior que era alvo de críticas pela burguesia ascendente que via seu direitos diminuidos. Assim também foi com a saúde.
Não sejamos ingênuos, uma massa alienada com a aprovação automática e estudos deliberadamente fracos é simplesmente o que o governo quer. Não é de se estranhar que a maioria das pessoas que ocupam cargos de chefia ou mandatórios são pessoas que obtiveram estudo através de pais que os ajudaram. E nós, a maioria!, quem nos ajuda, Deus!? O governo!?
Infelizmente uma "massa" sem educação é como um monstro sem cabeça, sem voz, sem reivindicações. Enquanto que a classe previlegiada não pode se sentir ameaçada, pois se não chove discursos de diferentes áreas, economistas, jornalistas, doutores em geral dizendo que as decisões são ruins e geram prejuizo para a nação, mas quando na verdade eles é que não querem largar o osso mesmo que para isso prescisamos ter uma nação tendo péssima educação, saúde, trabalho. Maldito governo que governa para os ricos!!

Rio de Janeiro estado que posso ter mais liberdade para falar. Esse tem uma característica marcante que nos permite ter uma ótima visualização do que estou falando. O sistema do Rio permite que exista diversos problemas em nossa sociedade, claro, seria impossível resolve-los de uma única vez ou em um único mandato. Porém, o pau pode estar comendo, o estado em situações delicadíssímas, mas certos lugares nunca pode sofrer com isso, não importa o que aconteça os tributos arrecadados parece que são destinados as áreas do Rio onde se encontra, reunida por sinal, as pessoas mais ricas e com maior poder aquisitivo e o que sobrar eles repassam para o resto do estado (claro! não é assim, mas as vezes é o que me parece) Como se ajudasse aqueles que ganham bastante dinheiro a ganhar mais. Esses não podem sofrer com violências, alagamentos, falta de saneamento básico,etc. Mas se sofrerem...
De qualquer forma, me faz pensar que vivo e pago impostos para sustentar uma minoriazinha de intocavéis que sustenta seus previlegios com a desgraça alheia.Enfim

Pense nisso

2 comentários:

  1. E no final, a classe desfavorecida, tornam-se "peões" dos "reis". Mas um peão pode virar uma dama q tem bastante poder e influencia no "jogo".

    ResponderExcluir