quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Não está na TV, não dá lucro!

Devido a ocorrências estou morando (na maior parte dos dias) em outro lugar (Mangueira-RJ) e nunca estive tão perto da realidade que não mostram na tv.
Só para que tenham uma idéia, são 23:40 e devido a um copo de café que tomei para estudar, não consigo ter sono. Estou olhando pela janela e bem ali, próximo aos grandes prédios, as árvores, aos ônibus e os carros... Bem ali, um grupo de pessoas estão revirando o lixo,com roupas sujas e nenhuma perspectiva de ter o que comer.

São pobres, negros, mendigos... E eu que estou assistindo de camarote me sinto tão impotente quanto vocês que estão lendo. Em meio ao lixo estão suas roupas e acredito que ali ao relento eles irão durmi, sem privacidade, camas ou colchão, apenas um papelão sujo, cobertores velhos e uns aos outros. Está frio lá fora.
E agora não consigo parar de pensar neles. Tenham um pouco de solidariedade e pensem. Imagina como deve ser durmi ao relento todas as noites, ser considerado a classe mais pobre, acordar sem ter o que comer. Cadê a espectativa? Imagine você se colocando no lugar dessas pessoas? Será que você conseguiria?
Então, olhemos para quem prescisa, temos que ter solidariedade e compaixão, para quando exigirmos direitos que não seja apenas os nossos, mas de todos. Assistindo ao clássico de Charles Chaplin, ele diz no auge do filme. "Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para felicidade do próximo." Lamento, hoje, discordo, só ao pensar em escrever fui posto a frases como. "Essa é a nossa realidade e temos que aceitar." Não dúvido que muitos dos que estão lendo pensem da mesma forma.
Porém, acredito que se não nos mexermos, se não questionarmos, isso continuará. Convido à todos a fazer o que deve ser feito, e não apenas a sua parte e assim estaremos lutando por algo melhor.

Já´passou da meia-noite e para confirmar o que suspeitava, eles deitaram no chão e estão durmindo ao relento. Pensem nisso...

Um comentário:

  1. Se cada brasileiro parasse por um minuto,em frente a uma janela,e visualizasse o cenário desvatador lá fora.E se choca-se com a realidade.Por um minuto.Poderíamos nos chamar de 'nação'.

    ResponderExcluir