domingo, 5 de setembro de 2010

A Importância do ler, saber, conhecer...



Hoje terminei de ler uma grande obra de Machado. Muito bem escrito e com uma narração que faz jus ao grande expoente da Literatura Brasileira (Dom Casmurro).
Acredito ser importante fazer indicações de livros e filmes nesse espaço, já que a intenção é fazer pensar. Ler é um hábito quase instintivo em nós, seres humanos, podemos não gostar de ler, mas estamos lendo todos os dias, diversas palavras são postas à nós para que possamos  seguir em frente. Por isso, não trate um livro como algo repulsivo e cansativo, mas sim como um caminho de conhecimento que você pode trilhar a cada palavra.
Claro, posso estar sendo muito idealista, até porque também não leio com tanta ávidez assim, mas não é esse o ponto, o importante é sempre mantermos um ritmo, mesmo que pequeno, mas constante.
Sempre há um jornal, uma revista, um livro esquecido. Se não houver, Peça emprestado, alugue em uma biblioteca ou roubem...
Sim, isso mesmo roubem, antes de me criticarem, deixem eu explicar, acredito que roubar o livro seja um ato nobre(ou não tanto assim). Isso porque é um grito contra toda essa sociedade que nos oprime e nos força a permanecer ignorantes, sem estudo, sem leitura, sem educação. É uma forma de dizer que não importa minha dificuldade. Eu luto pelo meu saber, o conhecimento que você adquirá, ninguém poderá tirar e mesmo que você seja a pessoa mais repulsiva do mundo, sua inteligência o diferenciará.
Contudo, a leitura é importante para formação pessoal, vai contribuir no seu carácter e personalidade. Por isso, recomendo que leiam, a educação é a chave(vide o caso da Koréa do Sul) e percebam que apenas se mexendo, você sentirá os grilhões que te oprimem.

2 comentários:

  1. Wilian,
    Parabéns pelo Blog. Te confesso que fiquei surpreendido com sua sensibilidade na escrita, porque já sabia que você era bom aluno de economia, mas não sabia que você dominava o idioma português de uma forma tão criativa, culta e bonita.
    Você é um cara que eu admiro por se questionar sobre o que tem que ser questinado e ainda saber tirar as melhores conclusões desses questionamentos.
    O que se percebe é que você se tornou um observador pertinente que quer sair da torre de babel e quer viver a realidade e tentar modificá-la em prol de um bem comum.
    Continue trilhando seu caminho e continue lendo e lendo mais, que você está no caminho certo... você está saindo da caverna( de platão), e está se surpreendendo com a realidade. Pois a saída é dolorosa ao início, emobra depois você perceba que entende as coisas da vida com muita clareza.
    Abraços de um cara que te admira,
    Antônio

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me extremamente lisonjeado cara!
    obrigado msm, abraços!

    ResponderExcluir