domingo, 29 de agosto de 2010

Insatisfação...(é o que estou vivendo)


 São 7:24 da manhã. Estou desanimado. Acabei de ler o terceiro capítulo de um dôssie sobre a vida de Fidel Castro. Infelizmente, em min, os textos tem uma capacidade, eu leio-os e fico feliz ou triste,como é o caso. Me pego pensando, como pode um homen com tamanha inteligência mudar o mundo? Meu café acabou... e ainda continuo desanimado... infeliz característica do meu ser. Ainda não tenho uma resposta concreta. Militar a vida inteira, ser estudioso e sempre se colocar no lugar do outro são características importantissímas. Apenas um homem, com suas idéias,seus seguidores e sua capacidade foi capaz de mudar drasticamente o futuro de um país e se hoje leio sobre ele e me emociono é porque suas conquistas me atingiram em cheio. Uma pequena passagem que diz assim: "Esta noite, milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma delas é cubana." No livro diz que essa mensagem esta escrita em um painel de boas vindas no aeroporto de Havana.

Tudo que estou lendo pode ser mentira, pode ter sido escrito para que me enganasse ou formulasse uma idéia sobre algo que não é real, mas acho que não. E agora penso em todas as crianças que dormen nas ruas, que não tem um teto sobre suas cabeças, e meu quadro piora pois acabei  de ter uma ótima noite de sono no meu quarto, em uma cama confortável. Como? Por que isso é assim? não consigo acreditar como as pessoas aceitam isso. Minha gargante está seca. Acredito que assim como com Fidel, sozinho não posso mudar o mundo. Mas sabendo despertar nos outros a capacidade de simpatia(...) poderemos mudar o mundo.

Faço desse pequeno texto um pedido à todos que estudem, sejam capazes de se educar e que, por mais que seja difícil não pensem apenas em vocês, saiba compartilhar sua inteligência, pense naquele que tem menos, pense em como mudar. E sei que, assim como eu, existem muitos que não são capazes de militar como Fidel, produzir uma marcha como Gandhi, lutar a favor dos direitos civis como Luther King ou até pegar a sua lança e ir atras de suas aventuras impossíveis como Dom Quixote. Acredito que pensar a respeito e principalmente
não ignorar a realidade,ou fingir que ela não existe sejam uma forma pequena de mudar as coisas. Afinal as grandes mudanças dependem de pequenos acontecimentos. Ao fim estou calmo, escrever me deixa calmo, irei retornar a leitura.

2 comentários:

  1. William, fiquei de boca aberta... que bom é descobrir pessoas assim mas o melhor de tudo é descobrir que pessoas assim estão perto de mim.

    ResponderExcluir